Responsabilidade Social
Ambiental

Continuamente engajada na melhoria de qualidade de vida de seus cooperados, cuidado com o meio ambiente, e no fortalecimento econômico da região onde atua, a Coagrisol através de sua plataforma de responsabilidade socioambiental, desenvolve inúmeros projetos, que beneficiam direta e indiretamente, mais de 100 mil pessoas. Sendo os principais:

APRENDIZ COOPERATIVO

Aprendiz Cooperativo

Desenvolvido há 10 anos na Cooperativa, o programa tem a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/RS), sob a coordenação da Cooperativa dos Profissionais em Educação do Rio Grande do Sul (Coeducars). Ele abre as portas do mercado de trabalho para estudantes entre 14 anos (completos) e 24 anos (incompletos no momento do encerramento do curso).

Para a Coagrisol, o programa Aprendiz Cooperativo também é um lapidador de talentos. Prova disso é que ao longo dos 10 anos que a Cooperativa realiza o programa, já foram mais de 50 jovens que após o estágio de aprendiz, foram contratados para a equipe da Coagrisol. Além disso, um dado relevante é que mesmo aqueles que não foram contratados, saíram do programa com uma formação a mais, que contribuiu para seu enquadramento profissional em outras organizações

RECICLAR

Por meio deste programa, a Coagrisol realiza orientação referente a procedimentos de tríplice lavagem, acondicionamento, armazenamento, transporte e devolução das embalagens vazias de agroquímicos. Os produtores têm a oportunidade de devolver as embalagens para a Cooperativa, e que posteriormente são encaminhadas para reciclagem ou destinação de maneira correta e de acordo com as normas ambientais. No último ano, mais de 10 mil embalagens foram coletadas.

COOPERAR TÁ NO SANGUE

Cooperar tá no sangue

Recentemente a cooperativa iniciou uma campanha periódica de doação de sangue. Esta é uma ação que não se mensura em resultado, mas sim em vidas. Além disso, gera envolvimento comunitário, com repercussão social e comprovação do compromisso do setor cooperativista com as comunidades. Na primeira edição, mais de 100 bolsas de sangue foram coletadas, e a intenção da Cooperativa é expandir a ação para todos os municípios de sua área de abrangência.


Programa Reciclar

SIPAT

Anualmente, a Coagrisol através de sua Comissão Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho, desenvolve a SIPAT, que beneficia não somente os colaboradores, mas também a comunidade. Além de ações internas em suas unidades, a Cooperativa promove ações de massa como palestras, caminhadas e feiras de saúde, em que toda população é convidada para participar.

ANIVERSÁRIO PARA TODOS

Ao comemorar seu aniversário de fundação, a Cooperativa percorre os municípios sede de suas regionais administrativas, levando palestras de cunho motivacional e com foco no cooperativismo. As atividades abertas ao público em geral contam com renomados palestrantes e ainda tem cunho social, pois recolhem donativos que posteriormente são destinados para entidades filantrópicas.

CONHECIMENTO AO COOPERADO

Através de parceria com seus fornecedores e instituições representativas, a Coagrisol investe significativos recursos em seu quadro social, levando conhecimentos e tecnologias por meio de palestras, seminários e tardes de campo na área agrícola e pecuária.

QUALIFICAÇÃO DO QUADRO DE COLABORADORES

Os mais de 500 colaboradores da Coagrisol estão em constante aprendizado através de diversas atividades de aperfeiçoamento profissional. Tanto em nível de extensão, como técnico e até superior, tais capacitações objetivam o crescimento pessoal e profissional para que o colaborador possa atender os cooperados e clientes com eficiência, presteza e dinamismo. Praticamente 100% das atividades são custeadas exclusivamente pela Coagrisol.



REPRESENTATIVIDADE QUALIFICADA

Em parceria com as entidades de representação social, a Coagrisol mantém seu quadro de liderança, em constante aprendizado. Desta forma, o quadro social tem a tranquilidade de saber que seus representantes nos conselhos de Administração, Fiscal e de Representantes, possuem o conhecimento necessário para planejar, fiscalizar e avaliar o andamento das ações que garantem a solidez da Coagrisol nestes 49 anos de atuação.


INTERCOOPERAÇÃO

Entre 2005 e 2006, teve início um trabalho de intercooperação na região do Planalto Médio que foi fundamental para auxiliar milhares de agricultores. A Coagrisol fez parcerias com a Cooperativa de Marau (Coopemarau) e com a Cooperativa de Ernestina (Coael) - ambas passavam por dificuldades financeiras. A Coagrisol assumiu as unidades de grãos e pagou todos os débitos com os mais de três mil associados das duas cooperativas. Em 2011, o mesmo processo aconteceu com a Cooperativa de Lagoa Vermelha (Camila), onde a negociação ocorreu da mesma forma.

ESCOLA NO CAMPO

A Cooperativa em parceria com a Syngenta, oportuniza momentos de estudo com foco em sensibilizar os estudantes de ensino fundamental da necessidade de preservar os recursos naturais, promover a segurança no uso de agrotóxicos e estimular a produção de alimentos saudáveis. Em 2019, foram mais de 90 estudantes da rede pública municipal de Soledade envolvidos na ação educacional.

Escola no Campo

APRENDIZ COOPERATIVO

Desenvolvido há 10 anos na Cooperativa, o programa tem a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/RS), abrindo portas do mercado de trabalho para estudantes entre 14 anos (completos) e 24 anos (incompletos no momento do encerramento do curso).

Escola no Campo

APRENDIZ NO CAMPO

Em 2019 a cooperativa inovou e além de uma turma do projeto Aprendiz Cooperativo com moradores da área urbana, abriu espaço para o projeto Aprendiz Cooperativo no Campo, que tem como foco estimular a permanência do jovem no meio rural, promover a sucessão familiar profissionalizada, o empreendedorismo cooperativo e profissionalizar a gestão de pequenas e médias propriedades rurais. No total, são 40 jovens participando do projeto.

Escola no Campo

CAMINHADA PELA VIDA

Promover a conscientização da população para a prevenção ao câncer, tanto em homens quanto em mulheres. É com este propósito que, pelo quarto ano, a Comissão Interna de Prevenção a Acidente de Trabalho (CIPA) da Coagrisol promoveu a “Caminhada pela Vida”, que aconteceu em outubro, reunindo colaboradores, cooperados e comunidade. A atividade contemplou caminhada pelas ruas da cidade e uma palestra orientativa, reunindo mais de 300 pessoas.

Escola no Campo

FEIRAS E EVENTOS

Sempre buscando estar próxima das comunidades onde atua, a Coagrisol participou ativamente de feiras e eventos realizados nos municípios de sua atuação. Atuando como patrocinadora e também expositora dos eventos, a Cooperativa oportunizou à seus cooperados, bons momentos de negócios e de integração cooperativista.

Escola no Campo

COOPERAR TÁ NO SANGUE

Realizada em 2019 pela segunda vez, a campanha de doação de sangue reuniu cerca de 50 pessoas entre cooperados e colaboradores para doar sangue. Entendemos que a campanha gera envolvimento comunitário, com repercussão social e comprovação do compromisso do setor cooperativista com as comunidades.

Escola no Campo

SACOLAS OXIBIODEGRADAVEIS

Ação pioneira no setor varejista regional, a Coagrisol usa em sua rede de lojas e supermercados, sacolas em cores diferentes (Azul para lixo orgânico e branca para lixo seco) e feitas em material oxibiodegradável, que se degrada em curto espaço de tempo. Ação serve como instrumento de conscientização sobre a importância da separação correta do lixo.

Escola no Campo

RECOLHIMENTO DE EMBALAGENS

Por meio deste programa, a Coagrisol realiza orientação referente a procedimentos de tríplice lavagem, acondicionamento, armazenamento, transporte e devolução das embalagens vazias de agroquímicos. Os produtores têm a oportunidade de devolver as embalagens para a Cooperativa, e que posteriormente são encaminhadas para reciclagem ou destinação de maneira correta e de acordo com as normas ambientais. Em 2019, mais de 15 mil embalagens foram coletadas.

Escola no Campo

SOMOS COOP

Engajada fortemente na difusão dos ideais cooperativistas, a Coagrisol é uma das cooperativas pioneiras no RS á aderir ao movimento Somos Coop. A ação de comunicação foi idealizada com o objetivo de divulgar o cooperativismo e de promover o sentimento de orgulho naqueles que já vivem a realidade de uma empresa cooperativa. Neste sentido, diversas ações de promoção desta campanha foram realizadas tanto para o público interno quanto externo da Coagrisol em 2019

FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS

Comprometida em possuir uma liderança qualificada para cooperar com os caminhos da cooperativa, a Coagrisol realizou em 2019 diversos treinamentos e visitas técnicas com os integrantes dos Conselhos de Administração, Fiscal e de representantes. Um dos principais destaques de 2019 foi o Programa de Desenvolvimento da Liderança Cooperativista, que foi realizado em parceria com o ISA/FGV, Ocergs/ Sescoop –RS e Fecoagro /RS, formando cerca de 50 pessoas.

Escola no Campo

PEDACINHOS DE COOPERAÇÃO

O projeto surgiu como uma ideia sustentável da Coagrisol. A cooperativa mudou o padrão de seus uniformes funcionais em janeiro DE 2019 e com isso obteve milhares de peças que seriam destinadas a descarte. Em vez disso, foi firmada a parceria com o grupo Cantinho da Fraternidade, onde voluntárias fizeram a separação e adequação das peças, garantindo que as mesmas possam ser doadas a pessoas carentes. Desde o lançamento da iniciativa, já foram feitas entregas de itens para escolas e entidades, as quais variam desde enxovais para crianças recém-nascidas até peças para uso cotidiano de adultos. Além de doar as peças, a cooperativa também auxilia a equipe de voluntárias com insumos necessários para confecção.

Escola no Campo

SEMEADORES DE INCLUSÃO

Incluir pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho. Este é o objetivo do projeto Semeadores de Inclusão, instituído pela Coagrisol. Com o projeto, a Cooperativa visa fomentar a inclusão das pessoas, oportunizar o trabalho e o desenvolvimento, contribuindo de forma orientativa e participativa com uma visão humanizada, sempre buscando o engajamento e participação de pessoas com alguma necessidade especial. Os participantes do projeto iniciaram as aulas em fevereiro de 2020 e após período de aprendizado serão inseridos em algumas funções de trabalho.

Escola no Campo
  • Av. Mal. Floriano Peixoto,
    1896 - Soledade - RS

    54 3381 4600

    Desenvolvido por BRSIS